Sua empresa está dando lucro ou prejuízo?
- Stadler Stecinski Advogados

- 30 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2021
Sua empresa está caminhando bem, porém, está com o caixa apertado e você não consegue realizar bons investimentos? Isso é um alerta que possa indicar que a sua empresa esteja tendo prejuízos.
Com pouco lucro, o gestor não consegue caminhar e nem tomar boas decisões. E para descobrir onde está a falha, é preciso analisar os resultados e criar novas estratégias.
Muitas vezes o problema está na situação do mercado atual. Por exemplo, a pandemia trouxe prejuízos a diversas empresas dos mais diversos setores, e isso pode acabar fugindo do controle. Porém, antes de buscar falhas externas, é preciso analisar as falhas internas.

Principais erros cometidos
Falhas na gestão
É imprescindível que o gestor tenha um plano de negócio, ou seja, saiba onde a empresa quer chegar e qual as melhores estratégias para tal.
E para isso, é preciso avaliar, estudar, planejar e tomar boas atitudes. Com resultados mal avaliados, o gestor pode perder o controle de seus negócios, vindo a causar prejuízos que, se não resolvidos, podem levar até à falência.
Uma das maiores falhas entre os gestores é a necessidade de controlar tudo. É preciso saber dividir as tarefas e não tomar tudo para si. Quanto mais tarefas, mais desgaste e menos dedicação.
Falta de análise de resultados
De nada adianta apurar dados sem uma visão crítica sobre os resultados. Portanto, contratar especialistas ou, até mesmo, se especializar no assunto, pode ajudar nesta análise.
São estes dados que vão auxiliar nas tomadas de decisões, e uma decisão ruim, pode afetar drasticamente a saúde da empresa.
Informalidade
Ser uma empresa formal é estar em dia com as questões trabalhistas, contratar bons funcionários, pagar tributos, obter melhores opções de crédito, etc.
Com a empresa em dia, é possível ter bons resultados. Um exemplo disso é caso a empresa sofra um déficit e precise realizar um empréstimo. Caso ela esteja de acordo e tenha um bom histórico, será mais fácil de consegui-lo.
Falta de conhecimento em questões tributárias e trabalhistas
E o terceiro item leva a este. A falta de conhecimento em questões tributárias e trabalhistas pode ser uma bomba-relógio.
Muitos gestores tendem a assumir estes compromissos, sem o conhecimento necessário. A área tributária e trabalhista é muito complexa. Deixar de pagar um tributo ou de ferir algum direito trabalhista pode ocasionar grandes problemas financeiros e judiciais.
O indicado é contratar um assessor jurídico para auxiliar com todos os detalhes e decisões.







Comentários